quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Entidade de transição corporativa

Agora no começo do ano 2014, eu e o Abu fizemos o planejamento por trimestre das atividades do quadro no formato kanban, que é a nossa entidade de transição corporativa (E.T.C.).

Nesse quadro temos tarefas como, marcar uma reunião, criar novos quadros de kanban, falar com pessoas estratégicas sobre Scrum, testar softwares de gerenciamento, dar um treinamento específico.

Esse é um framework ágil de transição corporativa, fornecido pelo Abu.



Nós pegamos esse template, abaixo, do Roman Pichler para definir uma meta por trimestre, total de 4 trimestres para cada meta quais as features e os KPIs de medição de resultado, para saber se o que desejamos foi alcançado.



Na imagem abaixo, podemos ver o quadro que nós montamos, ele é dividido nas colunas pela fase do processo e nas linhas pelos departamentos da empresa. No backlog, já colocamos todas as atividades que conseguimos lembrar. O quadro kanban, dá a visibilidade do que esta sendo feito por departamento e aos poucos buscamos fazer a mudança de cultura e junto com isso a implantação do ágil, tornando uma empresa que faz entregas de forma mais rápida.

Quadro E.T.C.

Lógico, não podemos parar a empresa e "virar a chave" falando: A partir de hoje vai funcionar assim, tentando aplicar várias metodologias e processos. Isso não funciona !

Nós começamos aos poucos a mudança de cultura sempre vinculada as entregas, mantendo o foco nas entregas para não perder os prazos da empresa. O segredo da mudança é ter calma e paciência, nem sempre as pessoas estão animadas para fazer um daily meeting, para isso é importante ter um Scrum Master motivado e de bom humor.

No ano passado nós começamos a implantar o Scrum na área de TI, isso levou 3 meses. Começamos com o kanban, hoje temos todas as cerimonias e a metodologia roda quase que sozinha, todos tem noção do seu papel na equipe.

Já aplicamos kanban na área de marketing e design, PMO, hoje algumas áreas já entendem as pequenas entregas e a melhora continua.

Tivemos um trabalho com a alta direção da empresa, com os gerentes e com os outros departamentos, mostramos todos os benefícios da metodologia ágil. Foi muito positivo, mas o trabalho precisa ser contínuo, sempre precisamos lembrar os benefícios a todos. O Abu, sempre me ajuda com as conversas e com isso formo mais argumentos para convencer as pessoas.

Fábio Sanches

Referência:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=5100834

Nenhum comentário: