quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Alinhamento de projetos

Esse post mostra como manter as áreas da empresa alinhadas criando uma rotina de reuniões bem organizada.

Uma das metas ágeis é a comunicação, eu junto com o coach ágil Abu organizamos a rotina das minhas reuniões para que o gerente de TI dê o status dos projetos que estão em execução para os outros gerentes e para a diretoria.

Antes as reuniões só eram feitas quando existia alguma emergência em um determinado projeto.

Agora, as reuniões são feitas no começo da semana, nós temos as priorizações da diretoria, que vem da sexta feira.

Nas reuniões de sexta feira, a diretoria passa as novas demandas e é feito o direcionamento dos projetos, nessa reunião são resolvidos conflitos de prioridade ou problemas.

Eu como product owner tenho contato diário com as equipes de TI e produtos, essas duas áreas estão sempre muito bem alinhadas.

O gerente de TI está sempre atualizado com o resultado dessas reuniões.

Seguindo o modelo abaixo, consigo o sincronismo das equipes, gerando visibilidade de quando inicia e termina as sprint's e isso permite a equipe de desenvolvimento se organizem para atender as demandas. Também permite projetos com mais de uma equipe terem um build real ao termino das sprints, por estarem alinhadas.



Veja na figura abaixo, minha rotina de reuniões semanais:



A figura abaixo é um modelo do processo das reuniões com a descrição do que se espera nessas reuniões.



Como PO tenho que manter a comunicação com os stakeholders, e este modelo permite manter o alinhamento entre todos, mantenho, junto com o gerente de TI, o portifólio sempre atualizado.


Fábio Sanches

Nenhum comentário: